O mercado das tecnologias tem sido um alvo de novas descobertas e surgimentos de novas invenções tecnológicas. Após 4 dias da apresentação do Samsung Galaxy Fold, vem a Huawei (a empresa chinesa mais conhecida como ter as melhores câmaras nos seus produtos) nos brindar com o smartphone dobrável conhecido como Huawei Mate X.
O novo smartphone da empresa chinesa mostra o caminho para um novo mercado topo de gama e o telemóvel vem equipado com a tecnologia 5G. Dando assim um xeque a concorrência actual em telefones dobráveis (Samsung).
O dispositivo vem com um design futurista com uma tela dobrável que permite ter três modos: um smartphone normal, um smartphone com duas telas e um tablet.
O lançamento do Mate X é previsto para o 2º trimestre de 2019.
O dispositivo vem com um design futurista com uma tela dobrável que permite ter três modos: um smartphone normal, um smartphone com duas telas e um tablet.
O lançamento do Mate X é previsto para o 2º trimestre de 2019.
Design
O Huawei Mate X é um dos smartphones Android mais avançados disponível no mercado, graças ao seu rico equipamento multimédia avançados.
O dispositivo vem com um design futurista com uma tela dobrável que permite ter três modos: um smartphone normal, um smartphone com duas telas e um tablet.
![Huawei Mate X hands-on review](https://cdn.gsmarena.com/imgroot/reviews/19/huawei-mate-x/hands-on/lifestyle/-728w2/gsmarena_022.jpg)
Com o painel fechado, o Mate X mede 11 milímetros de espessura e pesando 295 gramas. O leitor de impressão digital encontra-se montado na lateral do mesmo. Apenas vem com uma cor: Azul Interestelar.
Tem cinco articulações que proporcionam um movimento bastante fluido. Parece haver alguma trava embutida no estado totalmente aberta e a tela parece estar quase perfeitamente plana. O dispositivo não tem uma câmara frontal, mas na hora de tirar uma selfie, basta fechar o aparelho apontando a câmara traseira para si.
É tudo bastante relativo, é claro, mas o Mate X tem um segmento ligeiramente mais espesso em uma extremidade, que abriga a configuração da câmara e uma entrada USB tipo-C. Provavelmente, menos hardware aparente também. Ele conta com um dual nano-SIM híbrido (SIM1 + SIM2 ou SIM1 + cartão de memória).
Ecrã
O Mate X possui um ecrã com tecnologia AMOLED com 16 milhões de cores, cobrindo cerca de 86.9 % do dispositivo com o ecrã.
Os dois segmentos do painel do Mate X são claramente diferentes em tamanho. O menor é um de 6,38 polegadas, com uma resolução de 2480x892. O outro é uma unidade de 6,6 polegadas, com uma resolução de 2480x1148. Quando totalmente desdobradas, elas somam uma área total de 8 polegadas e uma resolução de 2480 x 2038.
O painel é do tipo AMOLED com 16 milhões de cores cobrindo cerca de 86 % do dispositivo possuindo uma redução de consumo de bateria e ter cores mais vividas e cores escuras ainda mais escuras.
Performance e Câmara
O Mate X vem com o processador Kirin 980 com 8 núcleos, possui 8GB de RAM e memoria interna de 512GB com a possibilidade de expandir com um cartão de memória até 256GB. Como já era de esperar, o Mate X não vem com a entrada auxiliar de audio.
De acordo com a equipe de relações públicas da Huawei, o Mate X possui o título de telefone 5G mais rápido do mundo. Enquanto no assunto de títulos, o time também lançou: "o telefone dobrável mais magro do mundo", como também o mais geral: "telefone de carregamento mais rápido do mundo", "melhor em-classe selfies" e "telefone de 5G mais rápido do mundo".
Outro destaque do hardware é a presença do chip de conectividade Huawei Balong, compatível com internet 5G que, segundo a empresa, é o mais rápido até o momento. Conectado a uma rede de quinta geração, o telefone pode baixar um filme de 1 GB em apenas três segundos.
O Mate X tem duas células de energia, uma em cada face da tela dobrável, que somam 4.500 mAh de capacidade. A Huawei não divulgou estimativa de autonomia do aparelho, se limitando a destacar a performance do carregador que vem na caixa: com 55 W de potência, ele supostamente pode reabastecer 85% da bateria do telefone em apenas 30 minutos.
Como já era de esperar da Huawei desde o sucesso do Huawei 20 Pro, o Mate X traz um conjunto poderoso de câmara tripla. O celular conta com um sensor de 40 MP, um segundo de 16 MP com lente grande-angular e um terceiro de 8 MP com lente teleobjectiva, para auxiliar em retratos.
O Mate X contará também com o Android 9.0 Pie customizado com o EMIU criado pela Huawei.
Preço
A Huawei cobrará um valor alto para quem quiser experimentar o Mate X em meados de 2019, quando o celular deverá chegar ao mercado: 2.299 euros. O preço supera em cerca de 1.760 euros do Galaxy Fold, um dos poucos concorrentes no mercado de luxo de telefones dobráveis.
Então o que vocês acham desta nova tendência dos smartphones com telas dobráveis?
Deixe a sua opinião nos comentários e partilhe o blog para os seus amigos.
Sinceramente, as inovações deveriam custar mais barato aos bolsos dos consumidores. Eles deveriam prever que as pessoas não estão a espera de um telefone dobrável com uma memória de quase 500 GB e uma câmera de 40 MP, mas sim de um "smartphone dobrável"!! Simples como isso!!👌
ResponderEliminar